terça-feira, 13 de agosto de 2013

SEPMulheres trabalha na revitalização dos Centros de Referência do Alto Acre



A secretária de Políticas para as Mulheres, Concita Maia, esteve na última sexta-feira, 11, em Brasileia, para uma reunião com a prefeita Leila Galvão (Foto: Maria Meirelles/Secom)

A secretária de Políticas para as Mulheres, Concita Maia, esteve na última sexta-feira, 11, em Brasileia, para uma reunião com a prefeita Leila Galvão e a secretária municipal de Assistência Social, Adriana Souza da Costa. Elas conversaram sobre a possibilidade de o Centro de Referência à Mulher do Alto Acre voltar a ser regionalizado e ter o apoio do governo, nesse processo de reconstrução da cidade, parcialmente destruída pela cheia do Rio Acre.
A criação e fortalecimento dos Centros de Referência é uma bandeira de luta encabeçada pela SEPMulheres. Atualmente nos municípios do Alto Acre, os Centros de Atendimento à Mulher são de responsabilidade administrativa das prefeituras. A intenção é revitalizar, regionalizá-los e oferecer-lhes uma maior assistência por parte do Estado, para que as mulheres
Leia Mais
possam ter maior acesso aos serviços de atendimento.
“Se o município não tiver essa condição, o Estado deve assumir esse papel, para que possamos garantir que todas as mulheres tenham acesso às políticas públicas. Nós, como secretaria, vamos trabalhar na capitalização de recursos, por meio do Pacto Nacional de Enfretamento à Violência contra a Mulher, para que possamos estruturar, equipar e dar suporte aos Centros de Referência”, afirmou a coordenadora de Direitos Humanos da SEPMulheres, Joelda Pais, que também participou do encontro.
Segundo a secretária Adriana Souza da Costa, a parceria entre a prefeitura e o governo do Estado será um grande passo na melhoria dos serviços disponibilizados às mulheres. “Estamos mesmo precisando desse apoio para que possamos executar mais ações. Acredito que o trabalho em conjunto do município e Estado irá resultar em um serviço de maior qualidade para as mulheres. Iremos sensibiliza-las para que procurem o atendimento do Centro”, disse Adriana.
Para a prefeita Leila Galvão, a troca de experiência entre os Centros de Atendimento à Mulher é muito interessante, pois aproxima as prefeituras, uma vez que sozinhos os gestores ficam mais vulneráveis. “Existe uma boa vontade política de gestão, da própria SEPMulheres, do governo do Tião Viana. Então, esse é o momento de retomarmos ações para institucionalizar os Centros. Nós temos essa disposição. O importante é que alcancemos o nosso objetivo, que é levar os serviços a todas as mulheres”, afirmou Leilão Galvão.
“A revitalização dos Centros de Referência é uma soma de esforços, e em nome da SEPMulheres, colocamos a disposição no que possa ser útil para empoderar os grupos de mulheres. Nós daremos um salto positivo, umas vez que temos a disposição da prefeita Leila. Temos também a participação concreta da prefeita Eliane Gadelha de Assis Brasil e estamos em conversa com o prefeito de Xapuri. Acreditamos que vamos conseguir dar um avanço bastante qualitativo na oferta e rearticulação dos serviços, para que possamos garantir o direito de todas as mulheres do Alto Acre”, enfatizou Concita Maia.
Na próxima semana será realizada uma reunião com todos os envolvidos na Rede de Enfretamento à Violência contra a Mulher e com as prefeitas e prefeitos dos municípios do Alto Acre para que sejam identificadas as dificuldades administrativas dos Centros de Atendimento à Mulher e firmadas, oficialmente, as parcerias entre as prefeituras e o Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário