sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Tarauacá recebe Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher

Cerca de 20 casos de violência doméstica foram identificados (Foto: Maria Meirelles)

Como estratégia de prevenir, identificar casos e reprimir a violência doméstica, a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres) ofereceu, nos últimos dias 6 e 7, ao público feminino de Tarauacá o serviço especializado da Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher em Situação de Vulnerabilidade. A ação contou com o apoio e parceria da prefeitura, Movimento de Mulheres REMUT e Rede Acreana de Mulheres e Homens.
No sábado, 6, primeiro dia da ação, a atividade foi realizada no bairro do Centro, em frente à prefeitura. Entre os serviços oferecidos no ônibus, destacam-se os testes rápidos de HIV, hepatite C e sífilis, atendimento psicológico, social, jurídico e cadastro do bolsa família. Palestras e panfletagens sobre violência doméstica, Lei Maria da Penha e relações sociais de gênero também foram oferecidas ao público presente.
“Estamos oferecendo um serviço integrado e fortalecido às mulheres”, destacou o prefeito Rodrigo Damasceno (Foto: Maria Meirelles)
“Estamos oferecendo um serviço integrado e fortalecido às mulheres”, destacou o prefeito Rodrigo Damasceno (Foto: Maria Meirelles)
Para o prefeito Rodrigo Damasceno a proposta da ação é conscientizar as mulheres. “No sentido geral, estamos aqui para abraçar as mulheres e conscientiza-las para que não aceitem qualquer tipo de violência. Desse modo, nós potencializamos a ação da SEPMulheres para que possamos fazer um trabalho integrado e fortalecido”, disse.
O segundo dia de atividade (domingo, 7) foi realizado no bairro da Praia, em frente a Unidade Básica de Saúde Maria da Luz. “A praia é um dos maiores bairros de Tarauacá e também um dos mais violentos, por isso o escolhemos para dialogar com a comunidade e oferecer um serviço de acolhimento específico às vítimas”, destacou a coordenadora de Direitos Humanos da SEPMulheres, Joelda Pais.
Ao todo, 100 atendimentos médicos foram realizadas e 20 casos de violência doméstica foram identificados pelo serviço móvel especializado. A ação faz parte da agenda interinstitucional dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário