terça-feira, 29 de dezembro de 2015

ONU Mulheres promove encontro com diplomatas

Diplomatas concordaram que têm testemunhado grandes progressos nos últimos anos, porém ainda há um grande caminho a percorrer, tanto em termos numéricos no serviço diplomático quanto em carreiras de apoio, mas também em cargos de chefia.
ONU Mulheres promove encontro com diplomatas/
Encontro teve a presença das Embaixadoras de Barbados, Cuba, El Salvador, Estados Unidos, Guiné Bissau, Jamaica, México, Nicarágua e Noruega, bem como a Chefe da Assessoria Internacional da SPM, as Representantes do UNOPS, PNUMA e ONU Mulheres e Ministras e Embaixadoras do Ministério da Justiça e de Relações Exteriores
Foto: Amanda Talamonte/ONU Mulheres

No dia 9 de dezembro, a ONU Mulheres realizou um encontro estratégico entre Mulheres Diplomatas. O evento reuniu Embaixadoras, Secretárias, Ministras e Representantes da ONU no Brasil, com o objetivo de compartilhar experiências de seus países ou instituições sobre os desafios e boas práticas para aumentar e fortalecer a participação de mulheres nesses cargos.
As diplomatas concordaram que têm testemunhado grandes progressos nos últimos anos, porém ainda há um grande caminho a percorrer, tanto em termos numéricos no serviço diplomático quanto em carreiras de apoio, mas também em cargos de chefia, já que a porcentagem de mulheres que ocupam cargos diretores é, ainda, muito pequena.
Dentre os impedimentos mencionados pelo grupo, está o desafio que as mulheres enfrentam de conciliar a ocupação diplomática com a vida familiar e, por isso, destacaram a importância de que as instituições apoiem em encontrar soluções para que elas possam seguir suas carreiras.
Foi discutida, ainda, a necessidade de construir uma maior sensibilidade para a questão racial, além de encontrar soluções para o problema da discriminação. Uma estratégia é o incentivo às mulheres jovens para que se tornem agentes de mudança, levando em conta que esse tipo de transformação é difícil porque mexe com mentalidades e culturas que já estão enraizadas nas pessoas. Foram destacados três eixos importantes de trabalho: liderança, recrutamento e capacitação, especialmente realizando oficinas de mentorias e buscando profissionais em universidades que melhor representam a diversidade dos países.
A troca de experiências foi tida como enriquecedora na busca de maneiras de aumentar a participação das mulheres na carreira diplomática, que agora conta com um espaço criado pelo Itamaraty para a articulação de mulheres de todos os ramos.
Estavam presentes na reunião as Embaixadoras de Barbados, Cuba, El Salvador, Estados Unidos, Guiné Bissau, Jamaica, México, Nicarágua e Noruega, bem como a Chefe da Assessoria Internacional da SPM, as Representantes do UNOPS, PNUMA e ONU Mulheres e Ministras e Embaixadoras do Ministério da Justiça e de Relações Exteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário