quinta-feira, 10 de maio de 2018

Maio Mês de prevenção alerta para o câncer de boca

              Campanha alerta para a prevenção ao câncer de boca. FOTO: Reprodução internet


Estamos no Maio Vermelho, campanha de conscientização ao combate ao câncer de boca. Neste mês, dentistas e equipes de saúde bucal das redes público e privada realizam atividades de divulgação da doença e prevenção. Nos próximos finais de semana, as edições do Ibiá Saúde abordarão o tema, falando da campanha, esclarecendo a respeito da doença e sua prevenção, além de falar dos cuidados gerais com os dentes.
Na edição de hoje, mostramos os principais sintomas que devem servir de alerta para busca imediata de atendimento. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 15.490 novos casos de câncer de boca são diagnosticados por ano no Brasil, tornando a doença um problema de saúde pública, sobretudo quando não há acesso a profissionais da odontologia.
Como os sintomas iniciais do câncer de boca são sutis, sem oferecer dor, é comum que a doença seja detectada já em um estágio avançado. Assim como os demais tipos de câncer, quanto mais inicial o estágio em que o câncer seja diagnosticado, maiores as chances de cura. Atenção aos sintomas!
Câncer, INCA, Câncer de boca, sintomas, odontologia
Procure o dentista e previna-se contra essa doença  Crédito: Reprodução internet
Fique Alerta aos sintomas
Ferida que não cicatriza
Pode não ser apenas uma afta insistente. Qualquer lesão que demora mais de duas semanas para cicatrizar requer atenção.

Aumento do volume
Quando gengiva ou língua apresentam aumento de volume sem uma explicação, é indicado procurar um especialista.

Sangramento repentino
Ter um sangramento na boca, a menos que você tenha sofrido algum acidente, não é normal e deve servir de alerta. Claro que nem sempre serão casos de câncer. Existem outros problemas relacionados a gengiva que geram sangramento.

Mancha branca
Aqui está um sintoma bastante específico do câncer. Manchas brancas e úlceras na boca devem gerar a procura imediata por um dentista. Se for confirmada uma lesão cancerígena, será iniciado o tratamento para evitar a metástase a outras partes da boca.

Nódulos
Caroços são sintomas para o câncer como um todo, incluindo os de boca. Quando localizados na boca ou no pescoço, devem gerar a procura por um especialista.

Dor
É um sintoma que surge quando o quadro já está mais avançado. Uma dor na garganta que não melhora também deve servir de alerta. Nas fases mais evoluídas, mau hálito e até dificuldade em falar e engolir podem surgir.
*Fonte: Inca

Nenhum comentário:

Postar um comentário