quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

TARAUACÁ: GAROTA EM TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER ESCREVE MENSAGEM EMOCIONANTE

Fernanda Lima

Essa é a garotinha Fernanda Lima, filha do nosso amigo Valdo do Banco do Brasil e da Rosinéia Guilherme. Recentemente sua família foi surpreendida com o diagnóstico de ela tinha leucemia. Hoje, já está na fase de tratamento intenso através da quimioterapia. O que chama a atenção de quem está acompanhando o caso, é a força de vontade da garota, demonstrada em textos por ela postado no Facebook. 

DEPOIMENTO DA GAROTA - Hoje eu acordei feliz! Sim, feliz porque eu pude acordar e ouvir os pássaros cantarem, feliz porque eu pude ver esse solzão lindo raiar, feliz porque eu pude acordar e abraçar meus pais e meu irmãozinho, feliz porque além de todas as lutas o meu sorriso não tem sido abalado ou corrompido. As lutas diárias, tem me ensinado a dar valor as coisas mais importantes que as vezes deixamos para trás. Tem coisas tão mais bonitas que jóias, roupas, maquiagem, ou até mesmo o cabelo rs. Quando passamos a nos desapegar dessas coisas e apreciarmos as coisas realmente significantes, passamos a entender o real significado da vida. As pessoas procuram a fama, a vaidade, os bens. E não vêem que tudo isso acaba, tudo se desmancha como pó. (Fernanda Lima)



DEPOIMENTO DO PAI"1a fase vencida... 4a sessão de quimioterapia hj. Recebemos uma notícia excelente! Pelos resultados do hemograma de hj, o médico disse que o câncer está em remissão. Isso é muito bom, significa que o tratamento funcionou... agora alguns dias pra repouso e preparar para a 2a. fase. Agradeço a todos pela força, orações e apoio, obrigado Senhor Jesus por essa vitória. Deus recompense cada um!!!" (Francivaldo Silva Lima)

Leucemia - uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos), geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. A medula é o local de formação das células sanguíneas e ocupa a cavidade dos ossos, sendo popularmente conhecida por tutano. Nela são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos, aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas.

Tratamento - Tem o objetivo de destruir as células leucêmicas, para que a medula óssea volte a produzir células normais. O grande progresso para se obter a cura total da leucemia foi alcançado com a associação de medicamentos (poliquimoterapia), controle das complicações infecciosas e hemorrágicas e prevenção ou combate da doença no Sistema Nervoso Central (cérebro e medula espinhal). Para alguns casos, é indicado o transplante de medula óssea.

O tratamento é feito em etapas. A primeira tem a finalidade de obter a remissão completa, ou seja, um estado de aparente normalidade após a poliquimioterapia. Esse resultado é alcançado um a dois meses após o início do tratamento (fase de indução de remissão), quando os exames (de sangue e da medula óssea) não mais evidenciam células anormais.

Entretanto, pesquisas comprovam que ainda restam no organismo muitas células leucêmicas (doença residual), o que obriga a continuação do tratamento para não haver recaída. Nas etapas seguintes, o tratamento varia de acordo com o tipo de célula afetada pela leucemia. Nas linfoides, pode durar mais de dois anos, e nas mieloides, menos de um ano. São três fases: consolidação (tratamento intensivo com substâncias não empregadas anteriormente); reindução (repetição dos medicamentos usados na fase de indução da remissão) e manutenção (o tratamento é mais brando e contínuo por vários meses). Por ser uma poliquimioterapia agressiva, pode ser necessária a internação do paciente nos casos de infecção decorrente da queda dos glóbulos brancos normais pelo próprio tratamento. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário