sábado, 30 de agosto de 2014

Escola de você


Está no ar a Escola de Você (www.escoladevoce.com.br). Trata-se da primeira escola de crescimento pessoal via internet do Brasil. São vídeos curtos que trazem dicas de comunicação, relacionamentos, atitudes no trabalho. Enfim, um guia em vídeo, divertido e simples para crescer na vida e na carreira.

O foco da Escola de Você são as mulheres, mas homens também são mais que bem-vindos. O primeiro módulo terá início em 1º de Setembro de 2014, próxima segunda-feira, e é gratuito.
A Escola de Você contribui para que as mulheres reforcem a autoestima, descubram seus talentos e aprendam a domina-los. 

Abaixo estão informações sobre a Escola, que foi idealizada e é coordenada pelas jornalistas Ana Paula Padrão e Natália Leite, além de contar com profissionais qualificadas de diversas áreas que compõem o universo feminino.

Acreditamos em iniciativas inovadoras como a Escola de Você que apresenta um novo modelo de ensinar e fazer escola. Acreditamos ainda que aumentando o potencial individual estaremos crescendo também como grupo e nos fortalecendo como profissionais da educação que ensina e faz escola no dia a dia. É por isso que divulgamos a Escola de Você para que o maior número possível de mulheres, professoras, tutoras... possam se fortalecer com as orientações criativas e divertidas dessa Escola. 

Conheça e divulgue entre seus contatos: www.escoladevoce.com.br

Toda aula tem um 2 p/mim. São vídeos de 2 minutinhos para você.  Apenas 2 minutos para investir no seu progresso pessoal e profissional. Natália Leite interpreta personagens que nós todas conhecemos no dia a dia.  Ana Paula Padrão e nosso time de especialistas complementam comdicas úteis para você.

É muito fácil, rápido e divertido!

Natália Leite
Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Natália é repórter e apresentadora de uma das maiores emissoras de TV do país. É também colunista do portal Tempo de Mulher, onde escreve sobre sua especialidade: o fascinante mundo do comportamento feminino.


Juntas, para você!

      Venha fazer parte você também!

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

TJAC realiza I Encontro de enfrentamento à violência contra a mulher

O Tribunal de Justiça do Acre, por meio da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica promoveu, nesta quinta-feira (28), o I Encontro de integração do grupo interinstitucional de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
O objetivo da iniciativa foi discutir o papel de cada ente público na definição e implementação de políticas conjuntas de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. A reunião aconteceu na sala de aula da Escola do Poder Judiciário (Esjud).
A abertura do curso foi conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargador Roberto Barros, e pela desembargadora Regina Ferrari, coordenadora estadual da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

Ela saudou os presentes e ressaltou a importância do encontro. “Estamos reunidos para um entrelaçamento, aprimoramento e fortalecimento das nossas ações porque cabe a cada um de nós termos uma parcela de responsabilidade no enfrentamento da violência doméstica contra a mulher”.

Em seguida, o desembargador-presidente agradeceu a presença de todos e destacou a relevância do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher na atualidade. “Este é um tema muito importante para a sociedade e para todo o Poder Judiciário, pois destrói lares, famílias, vidas, patrimônio, e consome muito do Poder Público no tratamento destas causas e dos problemas advindos da violência doméstica.”.
Logo após, Roberto Barros destacou uma série de investimentos em pessoal e equipamentos na Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Rio Branco com o objetivo de fortalecer o trabalho desenvolvido pela unidade judiciária.
Na área de recursos humanos, o TJAC investiu na formação de uma equipe técnica multiprofissional, contratação de servidores e pessoal de assessoria. “Além disso, a Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher é a única Vara da Capital que possui uma juíza substituta fixa”, destacou o desembargador-presidente.
Quanto às Comarcas do interior, Barros enumerou as ações desenvolvidas pelo Tribunal. “Estamos implantando um sistema de pólos. Em Brasiléia, por exemplo, há um polo com uma equipe multiprofissional formada por psicólogo e assistente social. Em Cruzeiro do Sul, há outro polo com uma equipe técnica.”
Durante o encontro, foram definidos os focos de ação da coordenação, divididos em quatro eixos: policial, judicial, multidisciplinar e comunitário.
Estiveram presentes na ocasião a juíza Shirlei Hage, titular da Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher; os defensores públicos Wania Dias e Daniel Lustosa; o procurador de justiça, Carlos Roberto Maia; o corregedor geral da Polícia Civil, delegado Carlos Gomes; a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Juliana de Angelis; representantes da Polícia Militar e de outras instituições que atuam no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, além da equipe multidisciplinar da unidade judiciária.

Lançamento de site

Durante o encontro, houve o lançamento do “Portal da Defesa da Mulher”, (http://www.tjac.jus.br/coordenadoria-da-mulher/) da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica. A ferramenta foi concebida através de um trabalho conjunto desenvolvido pela Coordenadoria Estadual com o apoio da Diretoria de Informação Institucional (Diins)
O Portal abriga informações necessárias à prevenção e combate à violência doméstica e familiar, além de conter material sobre os tipos de violência, procedimentos a serem adotados pela vítima, tipos de medidas protetivas existentes e disponibiliza, ainda, respostas às dúvidas mais frequentes.
No site também é possível informar-se sobre os centros de ajuda à mulher em situação de risco ou vulnerabilidade e os meios de contato, a legislação aplicável, dentre outros documentos e informações. Todo o conteúdo do site está disponível de maneira didática e em linguagem acessível.

AGÊNCIA TJAC
GERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO - GECOM
Postado por 

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

REMUT NA BUSCA DO DIREITO DA MULHER








MULHERES DETERMINADAS!

                                             MARIA BENTO E FRANCISCA
                                ANNE CAMILLA,JAINE,ROSA NERY E MIRIANA ARAÚJO
                     RAIMUNDA AUGUSTO,ROSA NERY,MÁRCIA,LUCIA NERY,SOCORRO NERY,MARIA BENTO E JANAINA FURTADO
 SILVANIA FÁRIAS,SOCORRO NERY E ALTERMISIA

 SARA,DUCI E VALDA


 ROSEMISTA E LENYR NERY
 NAZARÉ ARAÚJO
 EDNA YAWANAWÁ,CONCITA MAIA E SOCORRO NERY
 CONCITA MAIA,SOCORRO NERY E MARLÚCIA CÂNDIDA
 KÁTIA ALBUQUERQUE,ALBERLÂNDIA E SALETE PONTES

SOCORRO NERY

sábado, 23 de agosto de 2014

AS MULHERES ADEREM AO MOVIMENTO DE MULHERES

O Movimento Rede de Mulheres de Tarauacá – REMUT, tendo com presidenta a Socorro Nery realizou nesta sexta feira (22), uma reunião para debater a seguinte pauta: A formação da Nova diretoria, apresentação das ações do movimento e o ingresso das novas integrantes e colaboradoras no movimento de mulheres.


Socorro Nery falou sobre a importância da união e a participação das mulheres no movimento.” Precisamos  alimentar os corações de nossas amigas,fazer com que  elas compreendam que o movimento de mulheres é uma organização de valorização da mulher na sociedade,precisamos desmistificar o preconceito contra as mulheres em todas as áreas,já conquistamos muito nosso espaço na sociedade,mas é necessário fortalecer os vínculos com união e participação conquistaremos muito mais.”



Socorro fez um resumo das ações que o movimento realizou e outras que  esteve  junto na luta pelos seus direitos  e destacou um que na qual ela considera importantíssimo  para as mulheres de Tarauacá que foi o Conselho Municipal do Direito da Mulher,tendo como Presidenta Rosa Nery,que é uma das pioneiras da REMUT. A mesma destacou a colaboração do prefeito Dr. Rodrigo Damasceno que segundo Socorro Nery também abraçou a causa das mulheres, atendendo as reivindicações dos movimentos, quando sancionou a lei para o Conselho Municipal ele fez questão que os  movimentos de mulheres  estivessem  presente comemorando a conquista.
Socorro Nery foi reeleita por mais dois anos como presidenta do movimento da REMUT, ela as integrantes do movimento de mulheres vem desenvolvendo um trabalho intensivo de prevenção e enfrentamento a violência doméstica no município de Tarauacá. A REMUT lançou um programa na rádio AM chamado MULHERES EM SINTONIA. Na ocasião foi realizado o cadastramento das novas integrantes ao movimento: A professora Salete Pontes, Alberlândia Magalhães, Kátia Albuquerque, Maria Antonia, Brasilina, Raimunda Augusto, Leuda Farias,Valda, Lúcia Nery, Dona Delzuite e Edna Yawanawa.Socorro Nery disse”  A felicidade que contagia meu coração neste momento,só Deus pode explicar,não é fácil desenvolver esse trabalho,assim como as pessoas que necessitam de uma ajuda de uma mão amiga, somos nós mulheres de movimento,precisamos está tocando o coração das pessoas para nos ajudar e hoje ver vocês abraçando nossa causa,juntando ao nosso time,fortalecendo ainda mais o movimento só a Deus primeiramente e a vocês.” Ainda acrescentou temos mulheres aguerridas: Maria Bento, Silvania Farias,Sara Coelho,Deigue Torquato,Rosemista,,Orleana,Rosa Nery, Lúcia Nery,Terezinha Veras ,Maria José,Martonia  e tantas outras que estão enganjadas na luta das mulheres de Tarauacá.

Socorro agradeceu a presença de todas as margaridas que estavam na reunião e que agregam ao movimento de mulheres.






sexta-feira, 22 de agosto de 2014

REMUT LANÇA EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLÉIA





EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA PARA ELEIÇÃO DA DIRETORIA DO MOVIMENTO DE MULHERES DE TARAUACÁ- REMUT  


                       O Movimento Rede de Mulheres de Tarauacá- REMUT através de sua Diretoria Executiva, devidamente representada por sua Presidenta a Srª.  Maria do Perpétuo Socorro de Jesus Araújo CONVOCA através do presente edital, todas as participantes do Movimento Rede de Mulheres de Tarauacá, para Assembléia Geral Ordinária, que será realizada às 16h30min horas, do dia 22 de agosto de 2014, com a seguinte ordem do dia:

1.     Eleição da Diretoria do Movimento Rede de Mulheres de Tarauacá- REMUT.
2.     Cadastramento de novas filiadas ao movimento de mulheres.





Tarauacá AC, 18 de agosto de 2014.


Maria do Perpétuo Socorro de Jesus Araújo
(Presidente da REMUT)




quinta-feira, 21 de agosto de 2014

REMUT LANÇA PROGRAMA MULHERES EM SINTONIA


Nesta quarta feira ás 20 hs, Rosa Nery e eu tivemos a honra de sermos entrevistadas pelo nosso glorioso radialista Antonio Alves. O assunto em pauta era o Movimento Rede de mulheres - REMUT e o lançamento de um Programa no rádio AM registrado como: MULHERES EM SINTONIA.Objetivo do programa é levar informação,entretenimento para as pessoas em especial as mulheres com uma diversidades de temas a serem abordados.

                     RADIALISTA ANTONIO ALVES,SOCORRO NERY E ROSA NERY




O Programa abordará varias temáticas  Saúde ,Educação,família ,temas que estão relacionados a vida das mulheres,desenvolvendo um trabalho informativo e preventivo,quanto á violência domestica ,lei Maria da Penha dentre outros.....













quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Lei Maria da Penha completa 8 anos

             
                      LEI MARIA DA PENHA COMPLETA 8 ANOS

 A  Lei n° 11340/2006 batizada  como Lei Maria da Penha completa 8 anos nesta quinta feira 07/08/2014.Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.
 A Lei Maria da Penha estabelece que todo o caso de violência doméstica e intrafamiliar é crime, deve ser apurado através de inquérito policial e ser remetido ao Ministério Público. Esses crimes são julgados nos Juizados Especializados de Violência Doméstica contra a Mulher, criados a partir dessa legislação, ou, nas cidades em que ainda não existem, nas Varas Criminais.
A lei também tipifica as situações de violência doméstica, proíbe a aplicação de penas pecuniárias aos agressores, amplia a pena de um para até três anos de prisão e determina o encaminhamento das mulheres em situação de violência, assim como de seus dependentes, a programas e serviços de proteção e de assistência social. A Lei n. 11.340, sancionada em 7 de agosto de 2006, passou a ser chamada Lei Maria da Penha em homenagem à mulher cujo marido tentou matá-la duas vezes e que desde então se dedica à causa do combate à violência contra as mulheres.

Principais inovações da Lei Maria da Penha

Os mecanismos da Lei:
• Tipifica e define a violência doméstica e familiar contra a mulher.
• Estabelece as formas da violência doméstica contra a mulher como física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.
• Determina que a violência doméstica contra a mulher independe de sua orientação sexual.
• Determina que a mulher somente poderá renunciar à denúncia perante o juiz. 
• Ficam proibidas as penas pecuniárias (pagamento de multas ou cestas básicas).
• Retira dos juizados especiais criminais (Lei n. 9.099/95) a competência para julgar os crimes de violência doméstica contra a mulher.
• Altera o Código de Processo Penal para possibilitar ao juiz a decretação da prisão preventiva quando houver riscos à integridade física ou psicológica da mulher.
• Altera a lei de execuções penais para permitir ao juiz que determine o comparecimento obrigatório do agressor a programas de recuperação e reeducação. 
• Determina a criação de juizados especiais de violência doméstica e familiar contra a mulher com competência cível e criminal para abranger as questões de família decorrentes da violência contra a mulher. 
• Caso a violência doméstica seja cometida contra mulher com deficiência, a pena será aumentada em um terço.
A autoridade policial:
• A lei prevê um capítulo específico para o atendimento pela autoridade policial para os casos de violência doméstica contra a mulher.
• Permite prender o agressor em flagrante sempre que houver qualquer das formas de violência doméstica contra a mulher.
• À autoridade policial compete registrar o boletim de ocorrência e instaurar o inquérito policial (composto pelos depoimentos da vítima, do agressor, das testemunhas e de provas documentais e periciais), bem como remeter o inquérito policial ao Ministério Público. 
• Pode requerer ao juiz, em quarenta e oito horas, que sejam concedidas diversas medidas protetivas de urgência para a mulher em situação de violência.
• Solicita ao juiz a decretação da prisão preventiva.
O processo judicial:

• O juiz poderá conceder, no prazo de quarenta e oito horas, medidas protetivas de urgência (suspensão do porte de armas do agressor, afastamento do agressor do lar, distanciamento da vítima, dentre outras), dependendo da situação.
• O juiz do juizado de violência doméstica e familiar contra a mulher terá competência para apreciar o crime e os casos que envolverem questões de família (pensão, separação, guarda de filhos etc.).
• O Ministério Público apresentará denúncia ao juiz e poderá propor penas de três meses a três anos de detenção, cabendo ao juiz a decisão e a sentença final.

domingo, 3 de agosto de 2014



Vanessa Lima, 22 anos levou 8 facadas do ex-marido enquanto tomava banho em casa no bairro do Triângulo neste domingo. O acusado Albertino Lima, 25 anos está foragido.Vanessa foi socorrida por policiais e teve que ser transportada na carroceira de um carro 
em cima de um colchão. O serviço do Samu ainda não está funcionando em Tk.
Ela está no hospital e seu quadro é estável.


Postado por 

TARAUACÁ: CRIME BÁRBARO - MARIDO 'SANGRA' ESPOSA POR CAUSA DE CIÚMES

A vítima foi socorrida por policiais militares na própria viatura da PM, já que a ambulância do SAMU no município não está em funcionamento. Policiais relatam que mesmo sem a estrutura adequada na viatura para esse tipo de atendimento ele pressionaram o ferimento até a chegada da vítima no hospital ainda com vida.No início da noite desse sábado (2) em Tarauacá, Osmir Caboclo Leão, 36 anos, assassinou com uma facada no pescoço, a esposa Rosângela Moraes Lucas, 21 anos, na Rua Antônio maroca, Bairro Senador Pompeu. 
 Atendida pelos profissionais de saúde no Hospital Doutor Sansão Gomes, que tentaram de todas as formas salvar a vítima, Rosângela não resistiu ao ferimento e morreu. Preso pela polícia, o marido alegou que a motivação do crime teria sido infidelidade por parte da esposa. O assassino agora está na delegacia a disposição do delegado.
                                              Rosângela lutando pela vida
                          Osmir Caboclo Leão sangrou a própria esposa