quinta-feira, 2 de julho de 2015

Acreanos formados no exterior voltam ao Acre pelo Mais Médicos



Profissionais acreanos assumem vagas no Mais Médicos no Acre (Foto: Iryá Rodrigues/G1)

Quatro médicos acreanos formados no exterior retornaram ao Acre para compor o quadro de profissionais do Programa Mais Médicos. Os médicos foram apresentados, nesta terça-feira (30), na Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e vão atuar no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Alto Rio Purus e nas cidades de Tarauacá e Acrelândia. De acordo com a coordenadora da comissão estadual do programa, Márcia Andréia, com a nova chamada, o estado completa as 15 vagas prevista no edital de 2015.

Esses profissionais vêm para dar um reforço significativo e melhorar a atenção básica de saúde no estado, especialmente nos municípios onde irão atuar", afirma.

A coordenadora ressaltou ainda o fato dos novos contratados serem acreanos. “Isso é melhor ainda, porque conhecem a nossa realidade e com certeza a contribuição deles vai ser fundamental para que possamos melhorar a saúde nesses municípios”, diz.

Ainda segundo Márcia, atualmente mais de 85% dos profissionais que atuam na atenção básica de saúde no estado são do programa Mais Médicos. “Essa realidade nos demonstra a importância desse programa para o estado. No Acre, mais de 160 médicos do programa atuam nas unidades de saúde do interior”, ressalta. "A coordenadora diz ainda que, embora essas contratações atendam a necessidade atual, a Coordenação estadual do programa espera o lançamento de um segundo edital, ainda em 2015. Para suprir a demanda dos demais municípios que ainda estão precisando de profissionais. Ao menos 10 vagas devem ser abertas”, diz Márcia.

'É um desafio'
A médica acreana Maria Luciana, formada há um ano em Cuba, vai atuar com a população indígena do Alto Rio Purus, ela diz estar animada pela experiência e por poder atuar em sua terra natal.

Tive amigos indígenas que estudaram comigo, então acabei tendo contato com essa cultura e me encantei. Nunca trabalhei diretamente com o povo indígena, portanto é um desafio, e estou bastante entusiasmada. Além disso, a felicidade é grande em poder voltar ao meu estado e ajudar na Saúde”, conta.

Já o médico Alexandre Carlos, formado na Bolívia também há um ano, vai trabalhar no município de Acrelândia, distante 105 quilômetros da capital Rio Branco, como clínico geral. Ele diz que trabalhar no programa é uma oportunidade única e que será gratificante poder atender seu povo.

O programa veio para ajudar nós médicos que não temos registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). Vamos trabalhar com um registro provisório. Minha expectativa é a melhor possível, vamos atender pessoas que moram em municípios onde as dificuldade são grandes com relação ao atendimento médico”, diz Carlos.

Mais Médicos
O Ministério da Saúde divulgou no dia 11 de fevereiro que 95% das 4.146 vagas ofertadas no novo edital do Programa Mais Médicos haviam sido preenchidas na primeira chamada por profissionais brasileiros. No dia 2 de março, eles começaram a trabalhar na Assistência à Saúde.

Dos 1.294 municípios que abriram vagas em todo o Brasil, 1.227 foram contemplados parcial ou integralmente. Ao menos 67 municípios não tiveram nenhuma vaga preenchida. Do total de cidades, 273 aderiram ao Mais Médicos pela primeira vez.

Atualmente, 14.462 médicos trabalham no programa em 3.785 municípios brasileiros e em 34 distritos indígenas. Desse total, 1.846 são brasileiros formados no país, 1.187 formados no exterior, entre estrangeiros e brasileiros, e 11.429 são médicos cubanos. Para 2015, a previsão é de que o Mais Médicos tenha 18.247 profissionais atendendo em 4.058 municípios e 34 distritos indígenas. A expectativa é de que 63 milhões de brasileiros sejam beneficiados com o novo edital.

Iryá RodriguesDo G1 AC
Postado por Accioly  Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário