segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

SEPMulheres e instituições parceiras discutem plano de ações para o Mês da Mulher

Diversas atividades farão parte da programação do Mês da Mulher no Acre – Foto: Luciano Pontes

Objetivando visibilizar o protagonismo feminista durante o mês de março, quando é comemorado no dia 8 o Dia Internacional da Mulher, bem como, a celebração das conquistas femininas, a secretária Concita Maia reuniu instituições governamentais, instituições parceiras e sociedade civil organizada para a construção de uma agenda comum a ser amplamente divulgada e implementada, com atividades de caráter mobilizador, de ofertas de serviços e apontamento de políticas em ações que ressaltam o respeito, igualdade e a equidade desejada pelas mulheres.
A proposta é fortalecer os Organismos de Políticas para as Mulheres – OPM’s – e Conselhos dos Direitos da Mulher Municipal e Estadual, bem como fomentar o debate sobre as relações sociais de gênero e suas violências.

Daniele Oliveira, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres – CMDM – ressalta a importância da construção coletiva das atividades do mês da mulher. “Essa construção coletiva só fortalece a união entre os conselhos estadual e municipal de Direitos das Mulheres, Secretaria da Mulher e os mais diversos segmentos que trabalham em defesa dos direitos da mulher”, destaca Daniele.

Jane Aparecida, presidente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas, enfatiza a importância da reunião. “Essas atividades propostas de forma coletiva são importantes para dar maior visibilidade para as mulheres que vivem excluídas. Nós do sindicato estamos ativas nesse processo ”, acrescentou Jane.

A Ccordenadora do Movimento de Mulheres Camponesas – MMC – Giovana Castelo Branco, falou do histórico de lutas que a data representa. “O 8 de Março para as mulheres camponesas é dia de luta, é dia de chamar as mulheres para cada vez mais defender a nossa causa”, disse.
No Acre, as comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher estendem-se por todo o mês de março, trazendo na programação a realização de oficinas de capacitação em gênero, audiências públicas, debates com a comunidade sobre o ciclo da violência e como rompê-lo, mutirões de beleza, entre outras atividades.

8 de Março – Dia Internacional da Mulher

O primeiro Dia Internacional da Mulher surgiu em maio de 1908, nos Estados Unidos, por meio da reivindicação de aproximadamente 1.500 mulheres operárias por melhores condições de trabalho, redução da jornada e melhores salários. Por essa ousadia, elas pagaram com a própria vida, pois os donos das fábricas de tecidos atearam fogo no edifício onde elas trabalhavam. Todas morreram. Desse modo, a recordação da data se traduz em diversas ações e manifestações ligadas à luta das mulheres por uma vida mais digna e justa, em que os direitos humanos das mulheres sejam respeitados e vistos como algo inalienável, ou seja, que não pode ser considerado menos importante, já que são fundamentais para o exercício pleno da cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário