Lançado com pioneirismo no
Brasil pela rede Jacques Janine e pela Laramara – Associação Brasileira de
Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, o projeto Muito Além da
Beleza, iniciativa social que ensina automaquiagem para mulheres cegas e com
baixa visão, chega à 4ª edição em São Paulo. Com mais 45 alunas formadas, o
curso oferece aulas teóricas e práticas para valorizar a diversidade e melhorar
a autoestima das participantes.
Coordenado pela maquiadora e
consultora de imagem do Jacques Janine, Chloé Gaya, e por um time de makeup
artists voluntárias da marca, a ação será promovida às quartas-feiras, até
27/9, das 9h às 11h, na sede da Laramara (rua Conselheiro Brotero, 338, Barra
Funda), zona oeste da capital paulista. Dividido em cinco módulos, o curso
ensina gratuitamente técnicas específicas desde a preparação da pele, passando
pelas funções dos produtos, a combinação de cores, até truques de como delinear
os olhos e aplicar cílios postiços.
Foto: Celina Germer
Segundo Chloé, o projeto Muito
Além da Beleza trouxe uma nova perspectiva sobre a relação da mulher com
deficiência e sua identidade, pois faz um convite ao autoconhecimento e à
valorização da sua própria beleza. “Quando vemos a felicidade das participantes
ao aprender os segredos para independência na maquiagem, é gratificante e
enriquecedor. Queremos enaltecer a importância da participação dessa parcela da
população na sociedade, desmitificando estigmas e preconceitos”, esclarece.
Experiência com as pontas dos dedos
A primeira aula do projeto
começa com o exercício de mapear o próprio rosto para identificar os traços por
meio da experiência tátil, o que contribui para a adaptação das técnicas de
maquiagem aplicadas durante as aulas. Desta forma, as participantes entendem qual
é a região correta para o uso do blush ou o limite que a sombra pode chegar ao
côncavo
Para facilitar a compreensão
e a diferenciação dos cosméticos e dos pincéis, os produtos são identificados
em braille, sistema de leitura e escrita dos cegos, e com legendas ampliadas
para quem tem baixa visão. Nesta ação, a iniciativa conta com o patrocínio da
Vult Cosméticos, que doou os itens de make, e o apoio da KISS New York, empresa
responsável por oferecer cílios postiços e cola.
Em seus quase 25 anos de
existência, a Laramara ganhou reconhecimento nacional e internacional por seus
projetos voltados ao desenvolvimento de crianças, jovens, adultos e idosos com
deficiência visual no Brasil e na América Latina. Nesse período, assistiu a
mais de 11 mil famílias, oferecendo apoio no processo de independência e
autonomia nas atividades cotidianas. Também é referência na luta pela inclusão
e participação social dessa importante parcela da população. Para apoiar os
projetos da Laramara, basta entrar em contato pelo site www.laramara.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário