segunda-feira, 14 de março de 2016

Frente parlamentar pelos direitos da mulher é lançada na Câmara dos Deputados


Foi lançada no dia 8/3, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Frente Parlamentar Mista em defesa dos Direitos Humanos das Mulheres. O evento aconteceu no auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados. A iniciativa da frente partiu da deputada Ana Perugini (PT-SP), que afirmou, "a frente nasceu principalmente da constatação de que nós estamos sofrendo, aqui no Congresso e no nosso cotidiano, um retrocesso aos avanços já adquiridos”.
A Senadora Regina Sousa (PT-PI), abriu o lançamento falando sobre a importância da união das mulheres no congresso e a participação dos movimentos sociais, que fortalecem a luta. “Não queremos ter nada dos homens, só queremos igualdade”, finalizou.
Professora Dorinha, umas das coordenadoras da frente destacou a importância de ampliarmos nosso espaço de luta e empoderarmos as crianças, “nosso grande espaço de luta tem que ser na escola, com as crianças. É na escola que temos que discutir. Estamos numa busca por espaço, por respeito, por formação e isso tem que começar cedo”.
Depois da abertura de lançamento, foi aberta uma mesa de debates sobre temas relacionados a mulher. Entre os convidados estavam médicos, sociólogos e representantes feministas. Foram abordados temas como violência contra a mulher, retrocesso das conquistas femininas e direitos da mulher.
Fazem parte da coordenação da frente a senadora Regina Sousa (PT-PI), a deputada federal Professora Dorinha Seabra (DEM-TO) e a deputada estadual Márcia Lia (PT-SP). Também estiveram presentes no evento as deputadas Erika Kokay (PT-DF), Laura Carneiro (PMDB-RJ), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Jô Moraes (PCdoB-MG), Dâmina Pereira (Sem partido-MG), Flávia Morais (PDT-GO), Angela Albino (PCdoB-SC) e a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), procuradora da Mulher do Senado.
A instalação da frente parlamentar faz parte da programação do Mês da Mulher, um calendário de atividades do Congresso Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário