quarta-feira, 20 de abril de 2016

Governo lança campanha Quem Ama Abraça – Fazendo Escola na capital

A campanha irá atender inicialmente três escolas da rede pública de Rio Branco (Foto: Val Fernandes/Secom)
Campanha irá atender inicialmente três escolas da rede pública de Rio Branco (Foto: Val Fernandes/Secom)

Mobilizar as escolas da rede pública para a mudança de paradigmas e desconstrução de preconceitos e estereótipos em relação às meninas e mulheres que geram a violência de gênero. Com esse objetivo, foi lançada nesta quinta-feira, 14, em Rio Branco, a campanha “Quem Ama Abraça – Fazendo Escola”.
A campanha de cunho nacional chegou ao Acre por iniciativa do governo do Estado e será realizada pelas secretarias de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres) e de Educação (SEE). O evento, realizado no Teatro Plácido de Castro, contou com a participação de cerca de 300 estudantes das escolas Lindaura Martins Leitão, Instituto Lourenço Filho e Bertha Vieira de Andrade.
A iniciativa visa realizar, ao longo do ano, atividades como capacitação de professores sobre gênero, rodas de conversas sobre os mecanismos de proteção às mulheres e meninas, vivências para a compreensão do fenômeno da violência e a construção de uma cultura de paz.
A gestora da SEPMulheres, Concita Maia, afirmou que a campanha tem caráter educativo e preventivo e se firma em novos modelos e conceitos relativos à posição da mulher na sociedade.
 Concita Maia afirma que campanha visa quebrar paradigmas que geram a violência de gênero (Foto: Val Fernandes/Secom)
Concita Maia afirma que campanha visa
 quebrar paradigmas que geram a violência
 de gênero (Foto: Val Fernandes/Secom)

“Precisamos conscientizar não somente as mulheres, mas também crianças e jovens, por meio da educação, sobre a questão da violência doméstica. Queremos falar para todas as pessoas, para que elas possam reproduzir uma cultura de paz, da não violência”, destacou Concita Maia.
Para Marco Brandão, titular da SEE, a campanha tem como objetivo promover uma inclusão dos temas de relações de gênero e de enfrentamento à violência contra as mulheres na educação de alunos de escolas públicas estaduais.
Para Karyna Oliveira, aluna do 9º ano, o trabalho de conscientização à não violência contra as mulheres deveria ser mais incentivado e divulgado nas escolas. “Acredito que, quanto mais cedo se iniciem as discussões sobre o problema, menor será a incidência de casos de violência contra as mulheres”, observou.

Quem ama abraça

“Quem Ama Abraça – Fazendo Escola” é promovida pela Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) e pelo Instituto Magna Mater, em parceria com os governos estaduais.
A campanha tem foco nas escolas e mobiliza crianças e adolescentes para o debate e superação das diferentes formas da violência contra as mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário