quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

MULHERES MIL EM TARAUACÁ



Os cursos de Viveiricultor e Produtor de Embutidos e Defumados oferecido através do Programa Mulheres Mil no âmbito do Pronatec/Brasil Sem Miséria tem sido muito elogiado pelas alunas e toda comunidade de Tarauacá. É a primeira vez que o programa é ofertado no município, atende mulheres a partir de 16 anos que são chefes de famílias e que vivem em vulnerabilidade e risco social e com baixa escolaridade. O programa está estruturado em três eixos: Educação, cidadania e desenvolvimento sustentável, busca possibilitar o acesso, a permanência e êxito que privilegia temas transversais para a formação cidadã: elevação da auto estima, saúde, direitos e deveres da mulher, comportamento sustentável, cooperativismo, inclusão digital, empreendedorismo e responsabilidade ambiental, promovendo a inclusão produtiva, a mobilidade no mercado de trabalho e o pleno exercício da cidadania.





Os cursos estão sendo realizado no Prédio do IFAC no turno da tarde. A orientadora pedagógica dos cursos,Catiana Veras, idealizou e realizou um bingo motivacional no dia 06/02, tendo como principal objetivo tornar as tardes de aulas prazerosas, diminuindo evasão, promovendo socialização/interação das turmas, além de contribuir para fortalecimento do vínculo com os cursos, docentes e toda equipe envolvida. Segundo ela, é uma forma de tornar mais alegre a vida destas mulheres que ao longo de suas histórias passaram por diversas situações difíceis, sobretudo, a de exclusão social e que hoje tem a oportunidade através dos cursos oferecidos pelo PRONATEC de re(construir) suas perspectivas quanto a qualificação profissional com vistas ao acesso ao mercado de trabalho, potencializando a renda familiar, finalizou a orientadora. O bingo foi conduzido pelo Professor Sâmeki Furtado, que era quem rodava o globo enquanto a Professora Letícia Damasco gritava as pedras, os dois de forma descontraídas envolviam as alunas.




A coordenadora Adjunta Daiana Araújo acompanhou a organização e realização do bingo, onde parabenizou as alunas e professores presentes pela dedicação nos cursos, elogiou a iniciativa de sua equipe, agradeceu o empenho do demandante, secretário de promoção e ação social do município e todos comerciantes e parceiros do IFAC/PRONATEC em Tarauacá que não tem medido esforços para nos ajudar sempre que precisamos.



Além do Bingo as mulheres receberam a visita da REMUT – Rede de Mulheres de Tarauacá, formado por mulheres voluntárias que desde 2000 vem lutando no incentivo as mulheres para conheçam seus direitos e deveres. Hoje o grupo de mulheres é conduzido pela Professora Socorro  Nery e Rosa Maria da Silva. A REMUT tem atuado no sentido deconscientizar as mulheres para a importância da união e fortalecimento do grupo e no desenvolvimento de projetos de prevenção e combate a qualquer tipo de violência, discriminação e preconceito, sobretudo, contra as mulheres. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário