A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) deflagrou, nesta terça-feira (20), a Operação Gaia, que combate crimes de violência doméstica e de feminicídio em Porto Alegre. Foram cumpridos 35 mandados judiciais, sendo sete de prisão e os demais de busca e apreensão de armas.
No total, cinco homens foram presos — três deles preventivamente e outros dois em flagrante. Outros quatro são considerados foragidos. Além disso, três armas, sendo uma com númeração raspada, e pequena quantidade de droga foram apreendidas.
A operação é alusiva ao mês da mulher. A delegada Tatiana Bastos, que coordena a operação, explica que todos os alvos cometeram crimes de violência doméstica familiar e já haviam descumprido medidas protetivas que os obrigavam a ficar afastados das ex-companheiras. A operação envolve também os crimes de ameaça, lesão corporal, desobediência e perturbação da tranquilidade.
— Todos os envolvidos praticaram violência doméstica ou tentativa de feminicídio, que é quando a tentativa de assassinato é cometida pela condição de ser mulher. Aproveitamos este mês para dar visibilidade a este tipo de crime e para dar vazão à grande concentração de mandados que temos na Deam — explica.
No total, 40 policiais de diversas delegacias participam da ação, além de agentes da Brigada Militar. Houve também cumprimento de mandados em Alvorada.
Conforme a delegada, o nome da operação é uma referência a Gaia, a Mãe-Terra que, na mitologia grega, representa a força feminina.
Violência doméstica: Justiça pela Paz em