quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Primeira-dama prepara projeto do Museu da Gente do Acre.


O encontro entre Marlúcia e padre André foi marcado por boas lembranças (Foto: Rose Farias)
O encontro entre Marlúcia e padre André foi marcado por boas lembranças (Foto: Rose Farias)
A primeira-dama e arquiteta Marlúcia Cândida visitou, nesta semana, o missionário padre André Ficarelli, 92 anos. O encontro teve como objetivo conhecer o histórico da construção do antigo prédio do Colégio Meta, cujo projeto arquitetônico é do pároco. A intenção é de abrigar neste espaço o “Museu da Gente do Acre”, idealizado por Marlúcia.
Entre boas lembranças, padre André foi narrando à história do prédio, que é considerado patrimônio da cidade. Com a escola, a ideia foi proporcionar a formação gratuita aos filhos de seringueiros e jovens dos municípios.
A instituição foi fundada em 1970, como Instituto Nossa Senhora das Dores, também conhecido como Colégio dos Padres. A obra demorou um ano para ficar pronta. A estrutura e arquitetura foram inspiradas no estilo clássico da época do fascismo, que estabelecia na composição da fachada uma dinâmica entre seus elementos.
“Tem valor histórico e artístico, acho importante o governo retomar o seu funcionamento. O prédio tem linhas próprias de arquitetura que o distinguem de outros. Parte do material foi comprada em Manaus, como as lajotas, já os tijolos e peças em madeira foram feitos aqui. O meu cuidado seria de não perder as linhas conceituais do projeto”, recomendou o missionário.
O museu
“Pensamos num espaço vivo, multimídia, de registro e preservação das histórias das pessoas que construíram nosso Acre. Em transformar esse conteúdo em fonte de conhecimento, pesquisa, conexão, identidade e conectividade com as pessoas da comunidade”, explicou a primeira-dama.
O próprio relato da construção do prédio, narrado pelo padre André, servirá para compor o acervo do museu, unindo várias linguagens multimídia, como fotografias de época, a planta do lugar e outros elementos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário