quinta-feira, 25 de junho de 2015

Governo promove jornada para mulheres em gênero e raça

Por Concita Cardoso em 23/06/2015 - 3:59 PM

Formação visa o fim da discriminação racial e de gênero (Imagem: divulgação)

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio do Departamento de Promoção de Igualdade Racial e Diversidade Religiosa, realiza, em parceria com a Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (Sepmulheres), Secretaria de Estado de Educação (SEE) e Secretaria Municipal Adjunta da Mulher (Semam) a Jornada de Formação para Mulheres em Gênero e Raça.
O evento, que será realizado na próxima na sexta-feira, 26, no auditório da Prefeitura de Rio Branco, das 8 às 12 horas, pretende sensibilizar gestores para o trabalho de combate ao racismo e para a construção de novas relações étnico-raciais e de gênero. A ação pretende também orientar e unir as mulheres em torno das políticas de promoção da igualdade racial e equidade de gênero.
Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mais de 70% da população do Acre é negra. “A mulher tem tripla discriminação: gênero, raça e socioeconômica. É preciso compreender os avanços que tivemos e as políticas públicas existentes para essa temática. Acreditamos que essa formação irá potencializar as mulheres do Acre a lutarem pelo fim da discriminação racial e de gênero”, afirma Almerinda Cunha, chefe do Departamento de Promoção da Igualdade Racial da Sejudh.
Para ela, “o racismo é tão cruel e sutil que até os negros têm dificuldade de assumir sua negritude. Muitos acalentam o ego acreditando no mito da democracia racial, sem querer ver a dura realidade que cerca os negros no Brasil”, avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário