terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Parlamento grego aprova união civil de pessoas do mesmo sexo

Texto amplia direitos à previdência, mas não prevê o direito de adoção. Anistia Internacional celebrou a aprovação como um “passo histórico”.
O Parlamento grego aprovou na noite desta terça-feira uma lei que permite a união civil entre pessoas do mesmo sexo, apesar da oposição da influente igreja ortodoxa do país.
A lei foi aprovada por 193 deputados dos 249 presentes no Parlamento. “Este é um dia importante para os direitos humanos”, celebrou o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.
Líder do partido de esquerda Syriza, Tsipras destacou que a lei concede aos parceiros homossexuais os mesmos direitos “na vida e na morte”, acabando com um “atraso” e uma situação “vergonhosa para a Grécia”.
Além de abrir o pacto de união livre aos homossexuais, o texto amplia os direitos dos cônjuges em matéria fiscal e de previdência, com um status equivalente aos casais heterossexuais, mas não prevê o direito de adoção.
A Anistia Internacional celebrou a aprovação como um “passo histórico”, mas denunciou que as lésbicas, homossexuais, bissexuais e transgêneros seguem sendo discriminados no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário