terça-feira, 12 de abril de 2016

Jardinagem gera renda para grupo de mulheres em Cruzeiro do Sul


Para a artesã Maria Francelina a jardinagem é uma paixão (Foto: Maria Meirelles/Secom)
Para a artesã Maria Francelina, a jardinagem é uma paixão 
(Foto: Maria Meirelles/Secom)

Amor, dedicação e retorno financeiro são os pilares do Grupo de Jardinagem de Cruzeiro do Sul (Floricruzeiro). Formado por cinco mulheres, o coletivo surgiu após a participação de quatro integrantes no curso de jardinagem e floresta tropicais, ofertado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres.
O viveiro principal foi construído na casa de Francisca Maria de França, 47 anos, mais conhecida como Gê. Em pouco mais de um ano de mercado, o grupo já comercializa mais de 50 espécies de plantas.
“Eu nasci na floresta e sou apaixonada por flores. Sempre cultivei minhas plantas em casa, mas para meu consumo mesmo. Serve como terapia e faz um bem danado. Foi durante o curso que percebi um mercado promissor na junção de amor e trabalho”, relembrou a técnica Agroflorestal Adonias da Silva.
Artesã de profissão, Maria Francelina de França, 49 anos, a Jô, é a única que não fez o curso, e foi convidada pelas demais integrantes. “Quando elas me chamaram, fiquei muito feliz. Minha principal atividade comercial vem do artesanato, mas as plantas são minha paixão.”
Para a autônoma Alciene Fonseca do Nascimento, 34 anos, a atividade gera felicidade e satisfação pessoal. “Não tem coisa melhor do que você acordar e ver que uma flor nova nasceu. É encantador”, ressaltou.
O grupo já comercializa mais de 50 espécies de plantas (Foto: Maria Meirelles/Secom)
O grupo já comercializa mais de 50 espécies de plantas
 (Foto: Maria Meirelles/Secom)
Acompanhado e incentivado pelo governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio aos Micro e Pequenos Negócios (Sebrae), o Floricruzeiro foi incluído no Programa Estadual de Feiras Regionais e tem obtido destaque nos eventos promovidos na cidade.
Marisa Diniz, gerente de Pequenos Negócios no Vale do Juruá, observa que o coletivo está ganhando o mercado. “Ao visitar esse espaço, ficamos entusiasmadas e felizes, pois é notório que elas agarram a oportunidade que foi dada. Essa floricultura já é um negócio de sucesso que tem tudo para crescer”, afirma.

Investimentos

Em 2015, a economia solidária movimentou mais de R$ 2 milhões em todo o estado. O ramo da jardinagem e paisagismo é responsável por grande parte desse faturamento.
Em janeiro, R$ 8 mil foram investidos no fortalecimento da cadeia produtiva da jardinagem. O recurso subsidiou a compra de vasos que foram distribuídos entre os grupos de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira.
Segundo o secretário de Estado de Pequenos Negócios, Henry Nogueira, a proposta para este ano é organizar o segmento. “Tenho certeza de que a jardinagem será um dos principais setores em desenvolvimento dentro do estado, no que diz respeito aos pequenos negócios”, disse.
Gê convidou as amigas para cultivar o viveiro na própria casa (Foto: Maria Meirelles/Secom)
Gê convidou as amigas para cultivar o viveiro na própria casa 
(Foto: Maria Meirelles/Secom)

Fonte: Noticias do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário