quinta-feira, 7 de julho de 2016

Controle do câncer de mama e do colo do útero é tema de oficina na Saúde

Teve início nesta segunda-feira, 4, a Atualização das Diretrizes Clínicas para o Controle do Câncer de Mama e do Colo do Útero destinada aos profissionais de saúde da região do Baixo Acre.
Atualização beneficiara todos os médicos e enfermeiros da atenção básica do Estado (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Atualização beneficiará todos os médicos e enfermeiros da atenção básica do Estado (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
O curso tem duração de três dias e está sendo realizado no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Rio Branco.
A ação é promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a Secretaria de Saúde de Rio Branco (Semsa), por meio da Divisão de Doenças Crônicas (Dape).
As diretrizes apresentadas atualizam a linha de cuidados e destacam o papel e as ações no controle do câncer do colo do útero. O objetivo é oferecer aos gestores e aos profissionais de saúde subsídios para o avanço do planejamento das ações de controle desse câncer no contexto da atenção integral à saúde da mulher no Brasil.
Médica mastologista, Adriana D’Apont, explicou que a proposta é aumentar o número de rastreamento de câncer de mama e no colo do útero (foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Médica mastologista Adriana D’Apont, explicou que a proposta é aumentar o número de rastreamento de câncer de mama e no colo do útero (foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
“As novas diretrizes foram lançadas em outubro de 2015, em todo o país, e estamos repassando-as aos nossos médicos e enfermeiros do Baixo Acre por meio de palestras, visando diminuir os incidentes e aumentar o número de rastreamento de câncer de mama e no colo do útero”, informou Adriana D’Apont, médica mastologista.
A atualização será realizada em todo o estado. A próxima edição será destinada às equipes do Vale do Juruá e concluída na região do Alto Acre, assegurando, assim, cobertura e qualificação total dos médicos e enfermeiros que atendem no programa de saúde da Atenção Básica.
Para a enfermeira Ítala Jancine, do Hospital Doutor Ary Rodrigues, em Senador Guiomard, a realização de palestras e a atualização são fundamentais para sua qualificação profissional. “Esta formação nos habilita a trazer novas estratégias e ações para a nossa área de atuação, para ajudar nossa população, principalmente a saúde das mulheres, já que estamos falando de câncer de colo de útero e mama”, declarou a enfermeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário