sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Eleonora Menicucci participa da entrega do 2º Prêmio de Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns

 Eleonora Menicucci participa da entrega do 2º Prêmio de Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns. Foto: Divulgação
Eleonora Menicucci participa da entrega do 2º Prêmio de 
Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns. Foto: Divulgação

Ao participar da homenagem feita à deputada federal Luiza Erundina, no auditório do Parque do Ibirapuera,  em São Paulo, na noite de quinta-feira (10/12), a Secretária Especial Eleonora Menicucci, de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, destacou a importante contribuição que a homenageada deu e dá a São Paulo, quando foi prefeita e como deputada atuante em prol dos diretos humanos e por uma sociedade mais igualitária. 
Eleonora Menicucci  lembrou que fez parte do governo Erundina na área de saúde da mulher. "Foi em seu governo que abriu o primeiro serviço de atendimento de mulheres vítima de violência sexual e a interrupção de gravidez decorrente de estupros no Hospital Jabaquara. Além disso,  inaugurou a primeira Casa de atendimento à mulher vítima de violência,  a Casa Eliana de Grammont,  na Vila Mariana. É uma honra reverenciar essa grande mulher! ", destacou. Luiza Erundina recebeu das mãos do secretário Eduardo Súplicy o 2° Prêmio de Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns.  Na oportunidade,  ele relembrou diversos episódios da vida dos dois, quando o mundo político os uniu nos anos 80.
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, rendeu homenagens à Luiza Erundina, dizendo que a história e o trabalho dela na política serviu de inspiração para ele e para muitos de sua geração. E elencou ações da Administração Erundina que marcaram a vida da cidade e dos cidadãos paulistanos,  a exemplo dos mutirões da habitação. 
Durante a cerimônia  foi realizada a entrega do III Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos a alunos e educadores da rede pública municipal de São Paulo. A subsecretária de Educação,  Emília Siqueira, e Maria Vitória Benevides,  também fizeram homenagens à Erundina e participaram da entrega dos prêmios aos estudantes, juntamente a Eleonora Menicucci. A secretária Municipal de Políticas para  Mulheres,  Denise Mota Dau,   e a secretária de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da SPM, Aparecida Gonçalves também prestigiaram o evento, entre outras autoridades e convidados.
Luiza Erundina, 80 anos, é assistente social e deputada federal pelo estado de São Paulo. Com uma vida inteira dedicada à Política, Erundina assumiu seu primeiro cargo público no ano de 1958, quando foi secretária de Educação de Campina Grande, na Paraíba, seu estado de origem.
Em 1988, elegeu-se prefeita da maior cidade da América Latina, São Paulo, pelo PT, sendo a primeira mulher a assumir o cargo na capital paulista. Naquela gestão, Paulo Freire foi secretário municipal de educação, de 1989-1991.

Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário