terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Secretaria Municipal da Mulher de Rio Branco entra na guerra contra o Aedes aegypti



Gravida - OL (1)


De casa em casa. Gestante por gestante. É assim que equipes da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa), através de enfermeiras e agentes de saúde em parceria com técnicas da Secretaria Municipal da Mulher (Semam) e da Secretaria de Juventude, estão levando informação e orientando sobre os cuidados necessários para evitar o contato com o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e o zika vírus.
Esse último tem sido apontado como causador do aumento dos casos de microcefalia no Brasil. As visitas iniciaram antes do Natal e devem ser intensificadas daqui para frente, aponta a secretária adjunta da Mulher de Rio Branco, Graça Lopes. De acordo com o mapeamento da Semsa, atualmente, existem 4.500 grávidas cadastradas nas unidades de saúde da Capital.
“A determinação do prefeito Marcus Alexandre é de que todas as grávidas recebam atenção especial e saibam sobre os cuidados que devem tomar para proteger a si mesmas e aos bebês. Acredito que recebendo a equipe da prefeitura em suas casas, as gestantes sentem a gravidade da doença e percebem a importância da prevenção”, explicou Graça Lopes.
Nesta segunda-feira, 4, as visitas ocorreram na região da Baixada da Habitasa, próximo à Quarta Ponte, na Cadeia Velha. Já nesta terça-feira, as equipes estarão atuando no bairro Seis de Agosto, onde existem cerca de 100 grávidas.
Entre outros alertas, as equipes ressaltam para as gestantes a utilização de roupas de mangas para se proteger e a limpeza do quintal, para evitar a presença do mosquitoAedes aegypti. “Para as grávidas, qualquer uma dessas doenças é grave, mas o zikavírus pode prejudicar o bebê com a má formação do cérebro”, aponta a enfermeira Narjara Santos.
Números das doenças no Acre
De acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), de janeiro a dezembro de 2015, no Acre, foram notificados 40 casos suspeitos de febre chikungunya, sendo 25 notificações do município de Rio Branco, 12 no município de Xapuri, 3 no município de Cruzeiro do Sul. Sendo que 4 notificações do município de Rio Branco já foram descartadas pelo laboratório referência Instituto Evandro Chagas (IEC) e 36 estão sobre investigação.
No mesmo período, foram notificados 13.822 casos suspeitos de dengue, sendo 4.975 (36%) confirmados, 7.509 (54%) descartados e 1.338 (9%) em investigação, com registro de um óbito no município de Cruzeiro do Sul.
Sobre o zika vírus, no Acre, até 30 de dezembro de 2015, foram notificados 38 casos suspeitos, sendo 3 recém-nascidos de 3 puérperas que apesar de não apresentarem sintomas, devido os mesmos nascerem com microcefalia, foram realizados sorologias e enviados ao laboratório de referência (IEC). No 3º trimestre de gestação uma grávida, e no 2º trimestre de gestação duas grávidas foram notificadas na Maternidade Bárbara Heliodora. Tendo em vista a suspeita foram realizadas sorologia para ZIKAV,IgG, IgM, diferencial para dengue.
Os 29 casos restantes são provenientes das unidades sentinelas de Rio Branco. Foram realizadas coletas para sorologia com diagnóstico diferencial para dengue.
BRUNA LOPES

Nenhum comentário:

Postar um comentário