terça-feira, 3 de maio de 2016

Olimpíada de Língua Portuguesa

Inscrições e adesões prorrogadas até 16/05



Atenção, professores e secretarias de educação: as inscrições e adesões para a 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro foram prorrogadas até às 23h59m do dia 16 de maio, segunda-feira.
É importante lembrar que sem a adesão oficial do(a) secretário(a) de educação do município, nenhum professor daquela rede, mesmo que tenha se inscrito, poderá participar (saiba mais abaixo). Professores das redes estaduais e federal inscritos já estão com sua participação garantida, já que todos os Estados realizaram a adesão.
Até a tarde do dia 29/04, já havia mais de 64 mil professores inscritos em mais de 32 mil escolas municipais, estaduais e federais. Em relação aos municípios brasileiros, mais de 82% deles já aderiram, mas com a prorrogação do prazo a meta é continuar a mobilização nas cidades para se conseguir o maior número de municípios aderidos e professores inscritos.
Adesão dos municípios é condição para professor da rede participar

O Programa Escrevendo o Futuro é um programa de formação exclusivo para educadores e professores que trabalham com língua portuguesa em escolas públicas de todo o país. O concurso da Olimpíada é sua ação de maior abrangência, quando professores também podem colocar em prática com suas turmas a metodologia do programa e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido.
“Trata-se de uma ação de larga escala que contribui com o ensino de língua portuguesa na escola pública”, explica Cida Laginestra, coordenadora do programa. Ela reforça a importância de as secretarias realizarem a adesão, permitindo a participação de professores e estudantes. “Temos recebido inscrições de professores de municípios em que o(a) secretário(a) de educação ainda não fez a adesão. E a adesão da secretaria é condição para que os professores da rede de ensino tenham a inscrição validada e possam enviar os textos de seus alunos, mostrando o trabalho que realizam”, afirmou.
O Portal também disponibiliza o Mapa das Inscrições que permite, entre outros dados, verificar as inscrições que dependem da adesão das secretarias. Ele ainda mostra quais escolas, em cada cidade brasileira, têm professores inscritos e quais municípios já realizaram a adesão.

Professor: para participar da Olimpíada não basta cadastrar-se no Portal

Outro alerta que a Equipe da Olimpíada faz aos professores é sobre a verificação da inscrição. “Muitos professores estão se cadastrando em nosso Portal e achando que assim já estariam, automaticamente, inscritos na 5ª edição da Olimpíada. Mas é preciso atenção: não basta apenas cadastrar-se no Portal, é necessário fazer a inscrição no formulário da Olimpíada, disponível na página específica do concurso destinada a isso. Ao finalizar a inscrição o(a) professor(a) precisa receber a confirmação, enviada para o e-mail cadastrado no momento da inscrição”, explicou Mariana Garcia, coordenadora do Portal Escrevendo o Futuro. Ela sugere aos professores que se inscreveram, que verifiquem seus nomes no Mapa das Inscrições. Caso não encontre, pode ser um sinal que a inscrição na Olimpíada não foi realizada.

E vale lembrar mais uma vez que, assim como a adesão, as inscrições devem ser realizadas até 16 de maio.

5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

Adesões e inscrições prorrogadas até 16 de maio na página: WWW.ESCREVENDOOFUTURO.ORG.BR/CONCURSO

Quem pode participar da Olimpíada?

Professores da rede pública e seus alunos, nas categorias:
Poema (5º e 6º anos do Ensino Fundamental), Memórias Literárias (7º e 8º anos do Ensino Fundamental), Crônica (9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (2º e 3º anos do Ensino Médio).
Informações: 0800 771 9310

Nenhum comentário:

Postar um comentário