Companhia aderiu à campanha 16 Dias pelo
Fim da Violência contra as Mulheres e incluiu mensagens de não violência na
saudação de bordo a passageiras e passageiros.
GOL leva mensagens de
não violência para passageiras e passageiros durante os 16 Dias de Ativismo
pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
A GOL Linhas Aérea é uma das empresas
apoiadoras da campanha global liderada pela ONU Mulheres “Tornar o mundo
laranja pelo fim da violência contra as mulheres”. Na saudação de
passageiras e passageiros para um bom voo, a companhia área incluiu sua
mensagem de apoio aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as
Mulheres.
A ação se iniciou no dia
25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as
Mulheres, e se estenderá até 10 de novembro, Dia Internacional dos Direitos
Humanos. No Brasil, a cada ano cerca de 5 mil mulheres são assassinadas e 50 mil
são violadas sexualmente. De acordo com o Mapa da
Violência contra as Mulheres, em 10 anos, aumentou em 54% o número
de mulheres negras vítimas de feminídio, crescendo em 190% a taxa de
vulnerabilidade de mortes de negras em relação à taxa de mulheres brancas.
“A GOL tem como símbolo
a cor laranja e percebemos a oportunidade de a empresa se unir à iniciativa de
tornar o mundo laranja como expressão do compromisso e ação para garantir o
direito de mulheres e meninas de viver sem violência. A violência de gênero é
uma realidade no mundo inteiro. Este quadro exige reação e atitude para a
prevenção. Temos de evitar que a violência aconteça. Chegou a hora de as
empresas também assumirem liderança na defesa dos direitos das mulheres”,
afirma Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.
Para Nadine, este é o
momento de investir em mais prevenção. “O Brasil tem boas leis e está fazendo
investimentos sólidos em políticas públicas. Cidadãs, cidadãos, empresas e
mídia devem ser desafiados para não aceitar a violência e assumir posição ativa
na prevenção da violência contra as mulheres. A mudança na sociedade, isto é,
nas relações das pessoas e das instituições é o que falta para acabar com a
violência e garantir a igualdade entre mulheres e homens, meninas e meninos”,
completa.
Além da mensagem sobre a
necessidade de prevenir e combater a violência contra as mulheres, a empresa
está apoiando a campanha nas redes sociais e na revista. “A GOL, por ser uma
empresa plural e democrática, reforça essa corrente em prol de um país sem
agressão contra as mulheres”, ressalta Florence Scappini, diretora de Marketing
da companhia.
Tornar o #mundolaranja
(#orangetheworld) – Um futuro de esperança
e sem violência. Com este objetivo, a campanha “Tornar o mundo
laranja pelo fim da violência contra as mulheres” (orangetheworld),
é uma iniciativa da ONU Mulheres nos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência
contra as Mulheres.
A campanha mundial se
iniciou no Brasil, em 19 de novembro, durante a visita da diretora executiva da
ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, e da diretora regional da ONU Mulheres
para Américas e Caribe, Luiza Carvalho.
O Palácio do Planalto,
sede do governo brasileiro; e monumentos de Brasília (Supremo Tribunal Federal,
Palácio Buriti, Catedral de Brasília, Biblioteca Nacional, Memorial JK e
Embaixada da Áustria) acenderam as primeiras luzes laranja da campanha global,
unindo-se aos arranhacéus da Times Square, Niagara Falls (Canadá/EUA), edifício
da Comissão Europeia (Bélgica), ruínas arqueológicas em Petra (Jordânia),
Palácio da Justiça na República Democrática do Congo, entre outros. Mais de 70
países aderiram à campanha “Tornar o mundo laranja pelo fim da violência contra
as mulheres” e 450 ações estão acontecendo até 10 de dezembro, Dia Internacional
dos Direitos Humanos, quando se encerrarão os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da
Violência contra as Mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário