quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Acre terá semana de enfrentamento ao tráfico de pessoas

Por Concita Cardoso em 22/07/2015 - 5:36 PM


Para divulgar em âmbito estadual e municipal e para a sociedade em geral a realidade do tráfico de pessoas e suas consequências, será realizada de 27 a 31 deste mês, em Rio Branco, a Semana Nacional de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
A data foi determinada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu o 30 de julho como o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
Em diversos países, os escritórios das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) e os governos federais e estaduais aderiram à campanha e serão responsáveis por realizar nesta data ações de grande visibilidade para o alerta contra esse crime.
O Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e o Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas estão à frente da programação da semana.
Ivana Moura, coordenadora estadual do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Acre, frisou que o crime é a forma contemporânea de escravidão, a partir da qual homens e mulheres são submetidos a tratamento degradante e afrontoso a sua dignidade.
“Esse crime resulta de um mercado bilionário e de baixo custo que se aproveita da situação de vulnerabilidade das suas vítimas, logo, não há como negar que o Brasil se revela terreno fértil para sua propulsão”, destacou Ivana.
Programação
A semana se inicia com uma entrevista coletiva com o gestor da Sejudh, Nilson Mourão, e com o representante da catedral de Rio Branco, padre Máximo. A conversa será às 9 horas, na sala de reuniões da Sejudh.
Para terça-feira, 28, estāo previstas rodas de conversas com alunos das escolas de ensino médio da capital. Quarta-feira, 29, haverá blitze educativas com foco no tráfico de crianças nas rodovias federais. Na oportunidade, pais ou responsáveis serão orientados a andarem com os documentos dos filhos.
Para quinta-feira, 30, os servidores públicos serão convidados a aderir à campanha usando uma fita ou uma peça de roupa azul-claro. Para o dia 31, foram programadas rodas de conversas nas secretarias estaduais alertando para o tráfico de pessoas, principalmente em regiões de fronteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário